Pesquisar este blog

sábado, 25 de setembro de 2010

Fiz o IELTS


IELTS deveria significar: Intenso, Estressante, Longo, Trabalhoso e  Subjetivo. Definitivamente essas são as características da maratona que é o IELTS.
Fiz a prova hoje, 25/09/2010, e de fato é ela realmente tudo que eu ouvia falar, você realmente sai de lá quebrado, mas tem o lado positivo, parece que some 1 tonelada das suas costas. Vou dar aqui a minha opinião sobre a prova:

Speaking

Na minha opinião foi a parte mais tranquila da prova. A conversa é bem relax e como já tinha ouvido, mas só acreditava vendo eles realmente são bem simpáticos. A prova começou com a entrevistadora me perguntando sobre a cidade que moro, o que gostava e não gostava nela e o que achava que poderia melhorar. Na segunda parte, dei graças a Deus por que falamos de um assunto que gosto bastante: esportes. Ela me perguntou qual esporte eu gostaria de me tornar profissional, por que e o que precisava melhorar para me tornar um profissional. Na terceira parte da entrevista conversamos sobre grandes eventos esportivos e que significaram para os locais que o receberam.

Minha dica - é só não ficar nervoso que flui numa boa. Caso se perca em algum momento, você diz "excuse-me, let me refrase it" e comece novamente, e outra coisa não diga para eles que você está nervoso, é meio queima filme, e pode ter certeza, eles já sabem disso (Essa dica me foi dada pelos meus novos amigos Carlos e Karla de Recife, grande abraço pra eles, só estou repassando os direitos autorais, hehehe).

Listening

De fato, pra mim é o bicho papão da prova, porque tirando o fato que você tem que conseguir tirar, pelo menos, 7,5 para uma nota high, as duas ultimas partes do teste são bem puxadas. É o módulo que me deixou mais preocupado em toda prova. As duas primeiras partes são bem tranquilas, mas acreditem se quiser, na section 4 o assunto era "abelhas e fibra ótica", concordo: nada a ver com nada.

Minha dica - aproveite bem o tempo que tiver para analisar as questões, boa parte do listening está no planejamento antes de começar. E se você perder alguma questão, NÃO entre em desespero, coloque a cabeça no lugar e preste atenção nas próximas questões, senão pode perder mais 3 a 5 questões, eu mesmo, perdi 2 questões na última parte porque não consegui pegar as respostas, então, fique muito ligado e não desesperado.

Reading

Não achei a prova tão difícil, meu único problema foi o tempo, que foi contado. Os três primeiros textos são bem tranquilos, não é muito difícil achar as respostas, são basicamente anúncios e informativos bem simples. O 4° texto já é um pouco mais complicado, mas ainda não te dá muito problema. Agora, o quinto e último texto fizeram os neurônios quase derreterem, o texto era sobre uma pintora francesa que teve uma vida maluca não foi nada fácil achar as respostas, mas graças a Deus, consegui responder tudo, espero que a maioria esteja certa.

Minha dica - aprenda a usar bem seu tempo nessa prova, quase que deixo coisa sem fazer por causa do tempo. Se algum texto está te tomando muito tempo, passe para o próximo e volte depois. Outra coisa, no reading você não tem os 10 minutos para preencher o gabarito, então sugiro que você já coloque suas respostas direto no "answer sheet" caso contrário você poderá se embananar com o tempo. Se você conseguir terminar o reading com alguns minutos de antecedência (o que não é muito fácil) volte reconferindo suas respostas, é bem provável que encontre algumas coisas para alterar.

Writing

Eu achei bem traquilo apesar de não ter gostado muito dos temas. A primeira parte de 150 palavras tive que escrever uma carta para um amigo que falava inglês e o convidar para uma festa com o tema de um dia  importante para meu país, explicando a importância para o país, como seria a festa e porque o convidava. Na segunda parte tive que escreve 250 palavras sobre se eu concordava ou não que as escolas não ensinavam bem aos jovens como cuidar de suas saúdes.

Minha dica - dê mais ênfase ao texto de 250 palavras, ele vale mais pontos que o outro. Eu, particularmente escolhi escrevê-lo primeiro, outra coisa, se discipline para não escrever menos que o número mínimo de palavras, pois também faz perder pontos. Outra sugestão é para fazer a programação de seu texto antes de começá-lo. Escolha o que escrever em cada parágrafo e siga sua programação e caso você consiga terminar com alguns minutos de antecedência, releia os textos e corrija o que estiver errado, acredite, vai ter coisa pra corrigir, eu mesmo terminei a prova faltando 15 minutos e aproveitei esse tempo para fazer algumas correções.

Uma coisa interessante sobre o IELTS é que você termina a prova sem ter a mínima noção de quanto foi sua nota, eu espero conseguir o que preciso, MAS, isso é um total achismo. Pode ser que eu esteja completamente enganado. Não vá para prova sem muito estudo, pratique o máximo que puder pois a prova em si é basicamente o que está nos simulados. Se alguém quiser o material que tenho, posso passar o torrent para que baixe em seu pc. Deixe um comentário que faço contato.
Fora isso, só faça um bom preparo psicológico, a prova realmente testa os seus nervos e seu limite de cansaço. Graças a Deus consegui me manter tranquilo por toda prova, se isso não tivesse acontecido, tenho certeza que seria bem pior.

No mais, desejo muita sorte aos futuros corajosos que topam encarar o IELTS, espero que o que escrevi possa ajudá-los em suas provas.

Grande abraço,

Cauado


4 comentários:

  1. Caramba! Q maratona hein Cauado! O Rê vai fazer a prova do dia 9 de outubro e eu tô mais nervosa do q ele...rsrsrsrs

    Foi ótimo vc ter postado sobre os assuntos que caíram na prova... isso é sempre um incógnita.

    Agora é a ansiedade p esperar a nota né.... ai ai ai... passa logo tempo... passa...

    []s, Sa

    ResponderExcluir
  2. Olá Cauado, tb tive o grande prazer de conhecer o casal Carlos e Karla quando estive em Recife em agosto para fazer o IELTS. Precisava de 4 high e consegui 3 e 1 moderate. Dá uma olhada no meu blog que descreví com detalhes. Mas terei que refazer as provas e como ví vc se oferecendo para repassar material, adoraria recebê-los. Provavelmente, farei novamente no dia 04/11. Um grande abraço,
    Dena

    ResponderExcluir
  3. oie! eu tb sou capixaba e tb estou indo com minha familia para o canada. vcs ja escolheram a cidade? beijos!! paola

    ResponderExcluir
  4. Glórias a Deus pelas suas vidas irmãos !!!!!
    vou fazer o ielts no mês que vem, vcs poderiam me passar o torrent do material....
    DEus abençoe vcs,

    felipe
    www.nemalturanemprofundidade.blogspot.com
    montagnana_antunes@hotmail.com

    ResponderExcluir